Alimentação saudável e consciente desde cedo

Alimentação saudável e consciente desde cedo
Livro de receitas garante preparo de alimentos saudáveis em família

“O Brasil pode ter até 50% das crianças e adolescentes entre 5 e 19 anos com obesidade ou sobrepeso em 2035, aponta Atlas Mundial da Obesidade 2024, lançado em maro desse ano pela Federação Mundial de Obesidade. O documento traz dados atuais sobre a doença no mundo e as projeções para os próximos anos. De acordo com os dados revelados, a taxa anual de crescimento da obesidade em crianças e adolescentes brasileiros entre 2020 e 2035 será de 1,8%. A prevalência de crianças e adolescentes com IMC (Índice de Massa Corporal) elevado era de 34% em 2020, com mais de 15 milhões de afetados. Em 2035, a projeção é de que essa taxa chegue a 50%, com mais de 20 milhões de crianças e adolescentes obesos ou com sobrepeso”.)

Esse cenário, descrito em matéria no site da CNN, é um dos motivos que justifica o projeto Alimentação Saudável que as professoras Amanda Miranda da Silva, Amanda Patrícia Pattero dos Reis, Débora Rodrigues de Figueiredo e Ligiane Pavin Lourenção, das turmas de maternal II da educação infantil, desenvolvem desde março até esse final de primeiro semestre. “A cada ano observamos que as crianças estão mais seletivas com relação à alimentação, consumindo poucas frutas, legumes e verduras. O projeto vem trazer, de uma forma lúdica e leve, a importância dos alimentos para uma vida saudável. Ver as crianças experimentando, curiosas e explorando é muito gratificante”, diz a professora Ligiane Pavin, do maternal II B

A equipe considera que a promoção da alimentação saudável na escola pressupõe a integração de diversas ações, como as de estímulo à adoção de bons hábitos alimentares, por meio de atividades educativas que informem e motivem escolhas individuais, como também ações de apoio à adoção de práticas saudáveis por meio da oferta de uma alimentação nutricionalmente equilibrada no ambiente escolar.

Várias atividades lúdicas foram sendo desenvolvidas na escola ao longo desse período e as famílias também foram sendo mobilizadas para contribuírem no processo. A grande intenção das atividades foi estimular o hábito da alimentação mais saudável na vida das crianças, por meio da inclusão, em sua rotina diária, de ações e discussões lúdicas sobre este tema, buscando promover a sua consciência e também das famílias, ao montarem o lanche de seus filhos, estimulando-as a terem uma alimentação e hábitos saudáveis. É notória a importância do desenvolvimento da criança, tendo a alimentação um papel fundamental em relação ao seu crescimento.

Conversas informais informais sobre preferências alimentares dos alunos, identificação de alguns alimentos, explorando suas cores, formas, texturas  e sua importância para o corpo no laboratório de ciências, atividades com contação ativa de histórias infantis, apresentação de  vídeos e aprendizado de músicas relacionadas ao tema,  uso de jogos pedagógicos, produção e experimentação de gelatina e sopa de letrinhas na cozinha experimental  e a confecção de um Livro de Receitas Saudáveis, para que as crianças possam realizar as receitas em casa com as famílias, foram algumas das vivências proporcionada aos estudantes pelo projeto. Essas receitas foram selecionadas pela nutricionista da escola.

“É sempre muito gostoso apresentar novos alimentos e falar sobre uma alimentação saudável, escutar da família ‘que a criança começou a comer algo novo, pois a professora disse que faz bem para a saúde’ é uma alegria enorme”, comemora a professora Amanda Miranda da Silva, do maternal II D. No período de recesso escolar, esses alunos poderão construir memórias e vivências em casa, com base os aprendizados na escola.