Bebês entram em contato com o ambiente rural

Bebês entram em contato com o ambiente rural
Contato com animal vivo despertou a curiosidade das crianças

O jardim próximo ao berçário foi transformado, na última quarta-feira (03/06),  numa verdadeira fazenda. De forma lúdica, as professoras Cleiciane Campos, Lucielma Teles e Sivana Ribeiro proporcionaram o contato dos pequenos estudantes com figuras que lhes permitiram um mergulho no ambiente rural. Tudo isso faz parte de uma atividade integrada ao projeto “Os animais do seu Lobato”, que vem sendo desenvolvido desde maio e só terá término em agosto.

Na mini fazendinha confeccionada para exploração do imaginário e familiarização com animais, os bebês ainda tiveram a oportunidade de conhecer um pintinho de verdade, de tocá-lo para sentir o contato com seu corpinho. O intuito é promover momentos lúdicos por meio de estimulações, despertando a curiosidade e o imaginário dos alunos. Assim, é possível desenvolver a interação com mundo físico, proporcionando a eles novas experiências e vivências, o que contribui com seu processo de aprendizagem.

“Trabalhar estas atividades com os bebês está sendo gratificante e divertido. Ver os olhinhos curiosos a cada descoberta, variedade de textura para explorar, a diferença dos pelos dos animais, os sons que reproduzem, a imitação deste som. Quando se fala de animais percebemos um maior interesse das crianças, participando com alegria das atividades propostas por conta dos bichinhos”, testemunha a professora Cleiciane. Durante o processo do projeto, os bebês aprendem, de maneira lúdica, enquanto brincam e exploram o mundo a sua volta. Assim, vão se socializando e também ampliam a linguagem oral, a criatividade e a imaginação, tão importantes para o desenvolvimento global da criança.

Outras atividades como estimulação da oralidade com a música “Seu Lobato tinha um sítio”, utilizando a lata surpresa com fantoches; contação de história utilizando avental com fantoches dos animais do sítio, após imitar sons dos animais, as entonações e gestos ao ouvir histórias e a apresentação de animais, o que comem, que som reproduzem, também foram vivenciadas para reforçar a linguagem, a socialização e a interação com os coleguinhas. Até mesmo o registro no caderno - para a estimulação da coordenação motora e sensorial - foi realizada pelos pequenos estudantes e suas professoras.