EIC comemora o dia de São Francisco de Assis

EIC comemora o dia de São Francisco de Assis
Bênção aos animais, tradição que se repete

A comemoração do Dia de São Francisco (04 de outubro) teve um clima diferente na escola nesse ano para todos os níveis de ensino. Novas formas de marcar a data, planejadas e executadas pelo Serviço de Ensino Religioso (SER), conjuntamente com ações tradicionais, fizeram deste, um momento ainda mais especial na vivência franciscana. Na quinta, dia 03, estudantes do ensino médio encenaram o trânsito na Paróquia São José Operário e durante todo o dia 04, atividades de reflexão, oração e celebração envolveram colaboradores e estudantes na escola.

Duas atividades foram destacadas pela coordenadora do SER, Celina Pereira: a apresentação do trânsito às turmas finais do ensino fundamental e do ensino médio e a presença do Frei Arcides Luiz Favaretto, OFM, em momento na capela com a educação infantil e com os anos iniciais do ensino fundamental, no dia de São Francisco.

A coordenadora do SER considera uma ousadia trazer o trânsito para dentro da escola, mas destaca que “o compromisso dos jovens [que encenaram o momento] com a mensagem franciscana foi muito grande e, ao final de cada apresentação, era possível ver a emoção que os alunos sentiram ao participar o trânsito. Quem estava assistindo, se permitiu envolver e esse renovo do carisma franciscano foi diferente”, diz. O estudante Artur S. Nunes, que representou o santo, considera que a experiência possibilitou ao grupo “mostrar para as pessoas quem era São Francisco e a importância que ele tem, principalmente para a nossa escola, que é franciscana. A gente se sente representando algo que foi muito bom”, destacou ele.

Já quanto à presença do Frei na EIC, para Celina, foi uma forma de “trazer o sagrado para dentro da escola no dia de São Francisco. Ter o frei paramentado no hábito, dá um ar diferente”, considerou ela que, nos anos anteriores, se encarregava de realizar a espiritualização das turmas na capela. “O sim os freis de passarem o dia conosco, celebrando com os estudantes e fazerem a bênção dos animais junto às famílias, foi de grande significado para a escola”, considera ela.

Como de costume, as comemorações do dia de São Francisco de Assis foram encerradas com a presença das famílias e de seus mascotes na escola, ao pôr do sol, rememorando porque o santo é considerado o padroeiro dos animais e da natureza. “Francisco se alegrou muito de toda essa comunidade educativa franciscana celebrar esse dia”, encerrou Celina.