Ensino Médio abre cápsula do tempo um ano após seu fechamento

Ensino Médio abre cápsula do tempo um ano após seu fechamento
Leitura proporcionou diversas emoções aos estudantes. Alegria foi uma delas

O dia 12 de setembro de 2024 foi marcado para as turmas da 1ª série do ensino médio como uma data muito especial. Numa cerimônia realizada na capela da escola, sob a orientação da professora Janice Menezes, da disciplina de Projeto de Vida, e coordenado por Celina Pereira (SER), os alunos que cursavam 9º ano EF em 2023, retomam a proposta do projeto de Vida agora no EM e abrem a Cápsula do Tempo.

No ano passado, durante as aulas de Projeto de Vida, os estudantes foram motivados a escreveram cartas destinadas à família, amigos, professores e para si mesmo (EU 2024). Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), “projetar a vida” ocorre por meio de questionamentos e reflexões que levam os estudantes a desenvolverem o autoconhecimento, a valorização da própria vida e a ter consciência da responsabilidade de cada um em sua atuação social, descobrindo-se a si mesmo, aos outros e o meio em que vive. “Esse é o momento em que são percebidas as tantas formas e jeitos de ser e de viver, fortalecendo o compromisso da escola com o protagonismo do estudante e com a educação que gera humanidade”, diz a professora Janice.

Cada estudante expressou em seu rosto, por meio de sorrisos e lágrimas a emoção ao ler as cartas e não só encontrar nelas desejos e confidências do que estavam sentindo, mas também planos que foram sonhados para que fossem concretizados nesse período. Agora, eles já se preparam para a cápsula que é feita no terceiro ano e aberta dez anos após.