Jogo de Damas é utilizado na fixação de conteúdos de história

Jogo de Damas é utilizado na fixação de conteúdos de história
Movimentação das "peças" foi feita por uma liderança do grupo

Os estudantes de 7º ano do Ensino Fundamental tiveram uma experiência diferente no dia 16/10, quando a aula de história foi realizada no pátio central da escola e eles, literalmente, viraram peças num jogo de tabuleiro. A experiência fez parte das atividades planejadas e executadas pelo professor Adriano Rodrigues, como o objetivo de explorar metodologias ativas em sala.

O jogo de Damas, como atividade sociocultural relacionada à fixação de conteúdos, veio para acrescentar na educação, já que o mesmo facilita ao aluno a percepção de que é possível conciliar a consolidação de conteúdos com atividades de lazer, vida, aumentando o interesse, a velocidade e qualidade da aprendizagem. Os estudantes tiveram, antes disso, que produzir um "chapéu maluco", que representawsse um sentimento particular, uma situação de casa ou da família, um personagem marcante para ele... algo que ele quisesse externar de alguma forma e que serviu como identidade dele como peça do jogo. Essa atividade preparatória misturou a diversão a construção dos chapéus com elementos de autoconhecimento.

Durante a partida, “eles [os estudantes] foram divididos em duas equipes, que tinham um líder, responsável por organizar toda a estratégia do jogo de damas. Então, trabalhamos também a liderança, a observação das posições dos colegas e definição de jogadas. Foi um jogo bem legal porque os alunos puderam fortalecer conteúdos e também viver a experiência de seguir a liderança e isso foi bem interessante, revela o professor.

Adriano elogiou o grau de participação das turmas durante o período de um mês em que as atividades foram desenvolvidas até a partida final. “Eles participaram, se envolveram, fiaram nervosos para responder... foi tudo muito interessante”, avaliou.