Judô faz troca de faixas

Judô faz troca de faixas
Momento de progressão no esporte é levado a sério pelos atletas

A escola Franciscana Imaculada Conceição oferece aos alunos da jornada estendida e aos demais alunos aulas de judô como atividade extracurricular, em horário de contra turno escolar, com turmas separadas de acordo com a faixa etária. No dia 14 de agosto foi realizada, na quadra coberta da escola, mais uma cerimônia de troca de faixas e Festival de Judô, com a presença das famílias. Os atletas das turmas maternal II e de pré I e II, da educação infantil, receberam faixas e se apresentaram no festival a partir das 18h. Já os judocas de 1º ao 7º ano do ensino fundamental tiveram suas cerimônias realizadas a partir das 19h.

O Exame de Graduação do Judô acontece semestralmente e os atletas se preparam para ele aprendendo, além da técnica e golpes da modalidade, um pouco mais sobre a filosofia do esporte, seus princípios e caminhos que um judoca deve seguir. Dessa maneira, os alunos são avaliados durante as aulas pela sensei Mariana Aquino de Oliveira, levando em conta os conhecimentos teóricos e técnicos já ensinados. No dia da cerimônia, acontece a troca de faixa como merecimento e incentivo à prática dessa arte marcial; um momento muito esperado por todos os alunos, pois demonstra a evolução pessoal de cada um.

Após a entrega das novas faixas, os atletas se apresentam no Festival, que são as lutas realizadas de forma diferente de uma competição: os judocas estão ali para demonstrar tudo que aprendem nas aulas, têm a torcida e apoio dos seus pais nesse dia mesmo sem haver disputas, o que acaba se tornando um momento especial e marcante na trajetória de cada um nesse esporte.

“Acabamos de viver os Jogos Olímpicos, isso torna ainda mais importante comemorar esse momento,  o merecimento da graduação do judô e receber uma faixa mais elevada, já que o nosso país demonstrou que o judô também é o nosso esporte, não só pelos ótimos resultados com medalhas nessa competição a nível mundial, mas pelos benefícios para a formação integral do indivíduo e como cidadão de bem. Foi transparente em todos, tanto nos alunos como nos pais, a felicidade em viver esse momento”, comemora a sensei Mariana.