Projeto de vida saudável é encerrado

Projeto de vida saudável é encerrado
Caderno registra, inclusive, receitas para serem feitas em família

Desde o início do ano letivo, as turmas de 3º ano do ensino fundamental participam de diferentes atividades com foco na vida saudável. O projeto teve seu encerramento no início da noite do dia 27 de setembro (sexta-feira), quando as arquibancadas da quadra coberta foram tomadas pelas famílias, que prestigiaram o momento importante para os estudantes e compartilharam com eles os novos aprendizados.

Recepcionados pela diretora, irmã Adriana Santos, os convidados iniciaram a participação no evento na acolhida espiritual feita pela coordenadora do SER, Celina Oliveira. Nesse momento, pais abençoaram filhos e também receberam, deles, a bênção, já que foi ressaltada a importância desses laços para a saúde espiritual e mental da família.

Depois, os alunos fizeram uma apresentação em forma de jogral, declamando um poema sobre a importância dos hábitos saudáveis, tema também da fala da psicóloga da escola, Daniela Cardoso. As turmas ainda apresentaram um número de dança e receberam, com suas  famílias, o caderno que foi construído por eles ao longo do projeto e uma garrafa de água personalizada.

Maria Teresa de Oliveira Mascarenhas é educadora física e tem o filho Rafael Mascarenhas da turma B do 3º ano. Como profissional, ela destaca a importância da atenção à atividade física nessa fase de desenvolvimento humano. Conta que, em seu estúdio, recebe muitos adultos que não tiveram sua coordenação motora devidamente trabalhada na infância e no ensino fundamental. Por isso, muitos deles apresentam limitações na motricidade. “A atividade física é muito importante na vida, não só na [saúde] motora, mas na física, na cognitiva, na espiritual e, principalmente, na psicológica”, disse.

A mãe também reconhece a ação desse tipo de projeto na formação de seus filhos. Conta que a filha mais velha, hoje na 1ª série do ensino médio, não esquece de nada que aprendeu desde a pré-escola na EIC. “A escola tem não só o lado espiritual muito aflorado, mas também trabalha a importância da família, da atividade física, da alimentação saudável. Isso planta a semente hoje e, lá na frente, tem resultados. Não há como dizer que não foi feito um bom trabalho”, elogia ela.