Projeto literário traz avós à escola

Projeto literário traz avós à escola
Avós foram recebidos com teatro, bingo e degustação de chá com biscoitos

“Um roubo aparentemente perfeito em uma joalheria não deixa rastros. Um dos ladrões, Paul, desconfia de que o homem que os contratou vai passá-los para trás e fugir com todas as joias. Por isso, decide escondê-las em seu casaco e entregar um estojo vazio para o líder do bando. O que nenhum deles pode imaginar, porém, é que uma sucessão de erros vai bagunçar o roubo perfeito”. Esse é o prólogo da obra de Stella Carr, “Os criminosos vieram para o chá” (FTD), que serve de pano de fundo para o projeto que reúne os estudantes do 6º ano do ensino fundamental com seus avós. O encontro aconteceu nos dias 18 de setembro (6º B) e 19 de setembro (6º A), no salão da EIC.

Sob a orientação da professora Elisabeth dos Santos, diferentes grupos montaram esquetes do enredo, apresentando-os aos seus convidados para um chá. Enquanto os netos se apresentavam, os avós faziam fotos, acompanhavam a história e vibravam com a oportunidade de estarem no ambiente escolar deles e encontrando-se com familiares dos seus colegas.

Após a apresentação do enredo da obra, a professora chamou a atenção para o que foi trabalhado a partir dela. Com base na perda de memória que a protagonista apresenta, os estudantes foram levados a refletir sobre as mudanças de comportamento e habilidades que a velhice traz e incentivados a tratarem os avós com mais humanidade, dignidade e respeito. Daí o convite a eles para toda essa interação.

“As nossas netas têm essa consideração conosco. Isso é fundamental, mas pelo contexto de hoje, às vezes, a gente observa que [os jovens] não têm essa paciência que nossas netas têm conosco. A escola está fazendo um trabalho maravilhoso”, avaliou Joaquim Espíndola de Almeida, avô de Yasmin Soares Gonçalves. A estudante Aime Giovanna Tomonaga Rodrigues, apesar de nervosa com a apresentação, mostrou que essa leitura do livro foi além da aventura e do mistério. “Comecei a enxergar bem melhor eles [os idosos], o sentimento, vi que tenho que dar mais atenção aos meus avós”, disse ela.

A professora aposentada Arminda Lucymar Pompêo Ishibashi considerou o encontro "uma ideia maravilhosa da professora" e se disse extremamente feliz por participar do evento e lamentou que o marido não pode estar presente "para ver a atuação da Luisa". Ela ainda observou que a neta, que entrou na escola esse ano, tem demonstrado dedicação , interesse e vontade. "Ela mudou e eu estou feliz por ela estar se sentindo muito bem aqui na escola", comemora a avó. Para encerrar, o coordenador dos anos finais do ensino fundamental, Fábio Bettoni, conduziu um animado bingo em que avós e seus netos se integraram num momento divertido e de partilha. Vários brindes, doados pelas famílias, foram distribuídos, enquanto todos tomavam chá com biscoitos produzidos pela cozinheira da escola, numa referência à obra trabalhada em sala de aula. Sem criminosos, sem biscoitos envenenados. Só com muita alegria.