Semana da Pátria na EIC

Semana da Pátria na EIC
Entrada da bandeira do Brasil e da imagem de Nossa Senhora Aparecida abriram os eventos comemorativos

Na presença de famílias e na reunião da comunidade escolar, a EIC abriu, na segunda-feira (02/09) as comemorações oficiais pela Semana da Pátria. Houve entrada da bandeira do Brasil, pedido de bênçãos à padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, hino nacional e da independência e apresentação da Bandinha do 1º ano. Atividades simples, mas que registram a importância dos momentos cívicos na formação integral do estudante.

Ao longo da semana, os diferentes níveis de ensino se encarregaram das cerimônias de hasteamento e arriamento do pavilhão nacional no pátio central da escola, com a participação dos alunos não só ao entoar os hinos, mas também nas reflexões a respeito da data e na adoção de postura adequada à ocasião.

A professora de história, Ana Cláudia Marques considera de suma importância comemorar a Semana da Pátria na escola, uma vez que essa é uma oportunidade de momento de reflexão para os estudantes, independente de credo religioso, posição socioeconômica ou gênero. “Todos somos responsáveis pela construção de uma Pátria mais humana, menos desigual, menos violenta e mais solidária; uma Pátria livre e independente”, diz ela.

Ana Cláudia também chama a atenção para as várias maneiras de expressar amor à Pátria, citando como possiblidades para isso “agir de forma solidária, valorizar os símbolos nacionais, preservar a natureza, respeitar o povo brasileiro e a diversidade cultural”, pontuando que essas ações formam cidadãos mais conscientes e responsáveis. Por tudo isso, comemorar a Semana da Pátria com atos cívicos é tão relevante no nosso calendário escolar.