Terceirão percorre novo “Caminho”

Terceirão percorre novo âCaminhoâ
Dinâmicas levam estudantes a escolhas em diferentes áreas da vida

Chegar ao último ano da educação básica, o chamado Terceirão é um momento em que os estudantes passam por avalanches de emoções. Hora de escolhas, pressões, despedidas, fechamento de ciclo, início de outro. É um momento que chega para todos e cada estudante o enfrenta de sua maneira, com maior ou menor intensidade. Pensando em dar suporte a tudo isso, a Orientação Pedagógica, juntamente com o Serviço de Psicologia, o Serviço der Ensino Religioso e a disciplina Projeto de Vida criaram e vêm desenvolvendo o projeto Caminho, junto aos estudantes da 3ª série do Ensino Médio.

Serão oito encontros, diferentes etapas que o grupo terá no decorrer do ano, com o objetivo de fazer um trabalho diferenciado e personalizado com a 3ª série. Com isso, a equipe organizadora do projeto pretende contribuir para a formação de jovens com maior excelência na aprendizagem, mais humanizados e seguros para o caminho da universidade e sua carreira profissional. A apresentação projeto Caminho aconteceu no dia 28 de fevereiro, quando os estudantes foram convidados a refletirem sobre seus propósitos para esse ano nos campos: saúde, espiritualidade, amor, desenvolvimento intelectual e pessoal, amizades, profissão e finanças, família e lazer.

“Eles ficaram cientes de que temos uma etapa de vida para trilharmos juntos e que tudo está certo e que se colocarmos tudo de bom grado em nossos corações, tudo será mais leve. Não é preciso ter certeza de tudo, é permitido ter dúvidas, é possível recuar ou prosseguir, basta nos fortalecermos no que temos e no que somos, e seguirmos, sem nunca esquecer do que é sagrado: honrar pai e mãe, honrar a escola e honrar a si mesmo. Depois de fortalecer todas as emoções e ficarem cientes de não estarem sozinhos”, disse a orientadora Sidirlei Pipinelli.

O segundo encontro também já aconteceu e foi ministrado por Valdomiro Cardoso Filho, Subtenente do Bombeiro Militar do MS, que abordou assuntos referente a ética, moral, respeito, empatia, boas maneiras, bullying e cyberbullying, por meio de dinâmica e teatro abordando os temas. “Os jovens valorizam suas relações e muitas vezes não percebem o perigo que elas trazem. Quando conscientizamos de que o bullying não faz parte de uma conduta ética ou de valores morais que compõe uma sociedade justa e igualitária, eles além de se posicionarem ainda serão multiplicadores deste conceito”, considera o palestrante elogiando o interesse e o conhecimento que os estudantes demonstraram em relação ao assunto abordado. “Nas interações eles foram criativos e dinâmicos, acredito que reforçamos com aproveitamento a concepção de empatia e amor ao próximo”, finalizou o bombeiro.

No dia 25 de março a turma passou por teste vocacional com a psicóloga da escola, Daniela Oliveira Cardoso.

Ao longo dos encontros, o projeto Caminho pretende acolher, motivar a aquisição de conhecimentos científico, sensibilizar para a importância do autocuidado, promover a cultura da paz no âmbito escolar e valorizar a família, dando base para que os estudantes vivam de uma forma ainda mais especial a experiência do último ano de estudos na EIC.