Vida saudável e alimentação

Vida saudável e alimentação
De forma divertida, as crianças encontraram uma forma diferente de consumir frutas que pode ser reprouzida em casa

Pirâmide alimentar é uma representação gráfica, que ilustra a hierarquia dos diferentes grupos de alimentos e a quantidade recomendada de cada grupo para uma dieta equilibrada. Essa representação tem o objetivo de mostrar como diferentes categorias de alimentos contribuem para uma dieta saudável. Com base nesse instrumento, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental foram atendidos no laboratório de ciências da EIC, como atividade integrante do projeto Vida Saudável, que vem sendo desenvolvido pelas professoras Cleusa Ventorini e Salete Salmazo.

As professoras Fabiana Nunes e Patrícia Sotolani, que atuam no laboratório, além de explicarem a função de cada grupo de alimentos, ainda ressaltaram a importância no desenvolvimento do corpo humano e para o equilíbrio físico, mental e emocional, aspectos importantes em todas as fases da vida humana.

No encerramento dessa atividade, as crianças foram convidadas para fazerem espetinhos de frutas, que foram degustados com prazer. “Os alunos gostaram da aula e muitos quiseram comer mais espetinhos. Outros, preferiram apenas uma fruta e não a misturar com outras”, observou a professora Cleusa. A atividade tinha foco no estímulo ao consumo de frutas e alimentos saudáveis que fazem diferença no cotidiano das crianças, num mercado consumidor cada vez mais voltado para alimentos processados ou multiprocessados.