Vida saudável foca no uso das tecnologias

Vida saudável foca no uso das tecnologias
Material lúdico ajuda a reforçar a mensagem

O professor Roberto Fujino, coordenador do ensino médio da EIC, foi o convidado para um bate-papo com os alunos de 3º ano do ensino fundamental sobre os cuidados necessários ao utilizar tecnologias como celular, tablet, tv e outros meios. O encontro aconteceu dentro do projeto Vida Saudável, que tem abordado diferentes contextos em que a saúde deve ser priorizada nos aspectos, físico, emocional, espiritual e comportamental. As atividades acontecem sob a orientação das professoras Cleusa Ventorini (3ª) e Salete Salmazo (3B).

Fujino deu dicas de como usar as telas de maneira saudável, de acordo com o Manual de Orientação #MenosTelas #MaisSaúde, da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Ele também expôs as consequências do exagero no tempo de exposição às telas e pontuou o quanto é importante que a infância seja um período para construção de memórias que acompanharão as crianças pelo resto de suas vidas e que, muitas vezes, ficam prejudicadas pela dependência à tecnologia.  Segundo o manual, “o tempo de exposição diária de crianças entre 6 e 10 anos (faixa etária dos alunos) é de, no máximo, duas horas e com a supervisão de um responsável”, esclareceu o palestrante.

E foi justamente essa a informação que mais chamou a atenção da aluna Letícia Francisco do 3º ano B. Ela diz que respeita esse tempo e que nunca fala com estranhos na internet porque a família já a orientou sobre isso. “Já sei disso, já tenho moral do que pode acontecer”, foram as palavras dela, ao afirmar que os pais sabem quais aplicativos ela usa e costumam revisar suas atividades na internet, que ainda inclui acesso a vídeos.

Fora da tela, a estudante aponta várias outras atividades que gosta de fazer. “Gosto das brincadeiras que inventei com minha mãe e de ir ao parquinho”, destaca ela, que considera importante falar sobre a relação da criança com a internet e os riscos que ele oferece. “Sempre é b0om falar sobre isso”, diz ela.